Durante a tarde o José Ribeiro esteve ocupado a reparar o espectroscópio, no qual o fio de alimentação da lâmpada de Néon estava danificado, tendo de ser substituído. Tudo isso foi feito sem remover o aparelho do telescópio, com as inerentes dificuldades no que respeita às soldaduras, tendo a reparação sido um sucesso.

A noite foi destinada a testes com o espectroscópio reparado, primeiro com Regulus (alpha leonis), depois com a estrela HD 60848 e, por fim, com a WR140, o principal objectivo desta missão. Além da WR140, na constelação de Cisne, e só visível pela madrugada, há outros objectivos secundários, nomeadamente estrelas Oe, das quais são conhecidas apenas 9, sendo uma delas a HD 60848 atrás referida.
O Luís Carreira montou o Taka 90 no exterior, frente ao telescópio MONS e fez a captura do cometa Lulin e do grande enxame globular Omega Centauri. Além destes , com o binóculo Fujinon 16x70, foram também observados a galáxia Centauro A, M51, M104, etc.


Foi curiosa a variação do estado do tempo. Durante a noite a humidade oscilou entre 20% e quase 100%, sendo que a cúpula tem que ser encerrada quando a humidade atinge os 80%. Isso aconteceu pelas 5 horas, pelo que o resto da noite foi ocupada a fazer flats.
Uma das coisas que exige bastante atenção é o registo de dados referentes a todas as capturas, desde a identificação (Néon, flat, etc) até à temperatura, humidade e hora a que ocorreu.
A noite terminou já com ar de dia, com as nuvens ligeiramente abaixo do nível do observatório, com o trio de planetas Júpiter, Mercúrio e Marte a pontuarem o horizonte leste.

Sem comentários:
Enviar um comentário