sábado, 28 de fevereiro de 2009

Dia 4 - 26 de Fevereiro

O tempo tem sido uma frustração. Nas duas últimas noites a humidade foi de 100%, com céu totalmente encoberto e bastante frio.
Na manhã de 27 apercebemo-nos que tinha nevado. Embora, na área do observatório só houvesse vestígios de neve em alguns telhados, na estrada para Esperanza, a neve tinha-se acumulado nas encostas viradas a norte e acima dos 2000 metros.
Já que o tempo não tem colaborado, continuámos a nossa exploração da ilha. Desta vez resolvemos ir até à Punta de Tena. Para isso tomámos a estrada através das “Canadas del Teide”, depois a direcção de Santiago de Teide e, a partir daí, a estrada para a Punta de Teno.
Parámos nos campos de lavas, na base do Teide, campos de uma rudeza impressionante, para depois atravessarmos a denominada “Corona Forestal”.

Esta floresta cobre quase toda a parte central da ilha, em altitudes que vão dos 1000 até aos 2000 metros, consoante a exposição das encostas.
Após Santiago de Teide, a estrada é típica de montanha, muito estreita, com curvas apertadas, desdobrando-se à borda de precipícios com vistas vertiginosas.
Parámos para um café numa esplanada de vistas esplendorosas sobre Masca, após o que fizemos o resto da travessia das montanhas até Punta Preta, no fim de uma estrada sem saída, onde almoçámos numa esplanada mesmo à beira-mar.

Depois fomos até à Punta de Teno através de uma estrada cortada na falésia. Dessa ponta, junto ao farol de Teno, avistava-se a ilha de Gomera.
Espantaram-nos a grandiosidade das ravinas, os promontórios rochosos, o corte das estradas que, em muitos troços, oferecem um elevado perigo de derrocadas e de queda de pedras e as vistas de cortar a respiração.


Regressámos na esperança de uma noite de observação, mas não tivemos sorte, pois, como já referi, a humidade manteve-se nos 100% durante toda a noite.
Parece-nos que a situação meteorológica está a evoluir favoravelmente e que iremos ter céu limpo na noite de 6ª feira.

1 comentário:

  1. "HÁ ALGO DE VIBRANTE E TEMERÁRIO NA CORAGEM;...
    FORÇA".............
    (A.R.42/O7)

    ResponderEliminar