sábado, 28 de fevereiro de 2009

Dia 5 - 27 de Fevereiro

Finalmente tivemos uma noite de céu limpo.
E o dia nem começou muito prometedor. Amanheceu nublado, com neve nos telhados de algumas construções e, no caminho para Esperanza, onde fomos almoçar, apanhámos nevoeiro e chuva miúda.
Regressámos relativamente cedo e fizemos a foto da praxe, com a bandeira portuguesa, à entrada do observatório.



Por essa hora, ainda o céu estava com nuvens altas e humidade elevada. Mas, pouco depois, começou a limpar e assim se manteve durante toda a noite.
Como já tínhamos feito flats no dia anterior, começámos logo pelas estrelas seleccionadas. Escolhemos a HD 14134, a HD 42087, a HD 43384 e a WR 140.
Por procedimento, é necessário fazer “neons” de 1 segundo e de 10 segundos, antes de fazer os espectros e, igualmente, após as capturas.
Com o tempo gasto no alinhamento com os círculos digitais manuais, os “neons” e 3 séries de 1200 segundos de capturas de espectros, atribuímos 2 horas a cada estrela.
A WR 140 só está ao nosso alcance, em posição adequada, pelas 04:00. Assim, mais ou menos entre as 3 e as 4 da manhã, aproveitamos para fazer “flats”, porquanto o tempo não é suficiente para mais uma estrela.
Encerrámos a cúpula pelas 06:20, com a humidade a atingir os 80%, limite operacional estabelecido para todo o observatório.


Durante a noite fomos preenchendo o registo de dados de temperatura, humidade, vento e hora a que cada “néon”, espectro ou flat foram capturados.
No final procedemos ao envio para Liège e Montreal.
Foi uma noite de pleno sucesso.
Estamos um tanto desagradados com alguns equipamentos, mas sobretudo com o computador disponibilizado para a campanha, que tem tudo em alemão, pelo que algumas acções são do tipo “Braille”. Também alguns procedimentos nos parecem um pouco excessivos, mas cumprimo-los porque não faz sentido mudá-los unilateralmente.
Entretanto o Luís Carreira e o Filipe montaram a TAKA P2Z, com uma SBIG ST10 e uma objectiva de 50mm, a f2.8, desdobrando-se no interior e no exterior.
Registaram um campo de nebulosas em VELA, a nebulosa Roseta e a região de Antares/Rho Ophiuchi.

A noite começou com um belíssimo par Lua e Vénus e terminou ao nascer do sol, com Júpiter, Mercúrio e Marte no horizonte leste.
Assim, sim. Esperamos ter mais noites como esta, todos os dias, até ao fim da missão.

Sem comentários:

Enviar um comentário