domingo, 1 de março de 2009

Dia 6 - 28 de Fevereiro

Porque a noite anterior só acabou ao nascer do sol, dormimos até tarde e fomos almoçar a La Esperanza, pelas 14:30.
Apanhámos nevoeiro em parte do caminho, mas, quando o nevoeiro terminou, fizemos paragens em vários miradouros. Queríamos ver a ilha de La Palma, o que não foi possível devido às nuvens existentes sobre o mar.
Regressámos ao observatório com tempo nublado e com o nevoeiro a persistir. No entanto, ao fim do dia, o céu limpou completamente, a humidade baixou para menos de 20%, a temperatura ficou amena, o vento continuou calmo, mantendo-se as condições durante toda a noite.
Aproveitámos para assistir a um belo pôr do sol sobre o Teide.




Planeámos 4 estrelas para esta noite: HD45314, HD 50896, HD 52382 e a WR 140, além dos respectivos “neons” e “flats” (25x160 seg.).
Para a WR 140 fizemos 6 séries de 1200 segundos.
A noite correu muito bem e cumprimos todos os objectivos.



Paralelamente, no exterior do observatório o Luís Carreira e o Filipe montaram a TAKA P2Z com a SBIG ST10 e a objectiva 50mm. Com este equipamento fizeram belas imagens de Eta Carinae, do Cruzeiro do Sul e de uma nebulosa em Ofiúco.



O José Ribeiro montou um equipamento para a captura de meteoros, constando de uma objectiva Zenith Star 16mm a f2.4, um espectroscópio de transmissão (Star Analyser) e uma câmara Atik 2HS. Não produziu resultados, mas as experiências vão continuar.
Visualmente, com o binóculo Fujinon 16x70, observámos também Eta Carinae, o enxame aberto NGC3532, também em Carina e vários outros objectos daquela área do céu.
Visualmente, Eta Carinae ficava no limite da detecção visual. Mas observámos o Cruzeiro do Sul, não conseguindo a estrela mais baixa no horizonte (alpha crucis). Mais tarde, também observámos alpha e beta Centauri.
Alpha Centauri é uma estrela tripla, sendo uma das parceiras (Proxima Centauri), não visível a olho nu, a estrela mais próxima de nós.
Foi mais uma noite em cheio.
Oxalá o tempo continue de feição

2 comentários:

  1. =) Absolutamente leiga mas JÁ FASCINADA; INTERESSADA, COMPLETAMENTE DESLUMBRADA.....=)

    ResponderEliminar