terça-feira, 3 de março de 2009

Dia 7 - 01 de Março

Porque a noite anterior terminou às 7 horas da manhã, dormimos até tarde e fomos almoçar a La Esperanza, por volta das 15:00.
Mais uma vez toda a viagem foi feita sob nevoeiro e céu nublado. Regressámos ao observatório na esperança de uma boa sessão de observação e escolhemos os alvos para a noite.
Mais uma vez observámos o pôr do Sol e a projecção da sombra do pico do vulcão Teide sobre o mar de nuvens que rodeava a ilha.


Mas o tempo não colaborou e acabámos por ficar na Casa Solar a aguardar uma eventual melhoria, o que veio a acontecer pelas 03:30. O céu limpou, apesar de haver algumas nuvens altas dispersas, e atacámos a WR 140, o objectivo principal da missão e que só é visível após essa hora.
Conseguimos registar 5 capturas de 20 minutos, com os respectivos “neons”.
É fascinante a utilização dos círculos graduados manuais. Habituados como estamos aos equipamentos automatizados, achamos um pouco primitivo que um telescópio, num observatório profissional, tenha que ser apontado manualmente.
Porém, achámos esta técnica muito didáctica e com resultados muito precisos.
Concretamente é necessário determinar a declinação do objecto a encontrar, valor que é constante.


Em contrapartida, o ângulo horário varia continuamente em função da hora local, e é necessário calculá-la para uma hora exacta.
Uma vez determinados esses valores, são usadas as escalas graduadas de ângulo horário e de declinação, introduzindo os valores precisos, de forma a engrenar o seguimento da montagem à hora exacta para a qual os valores foram calculados.
Devido ao tamanho do telescópio, é obrigatório usar um escadote e, em certas situações, como para a WR 140, são necessários alguns exercícios acrobáticos, porque o buscador visual e o buscador do espectroscópio ficam em posições quase inacessíveis.

O cronista desta expedição, Alberto Fernando, capturado a escrever no blogue 1 hora antes de fazer a barba de uma semana pela calada da noite...


A noite terminou com tempo pouco prometedor para a noite seguinte.
Mas isso será objecto da próxima reportagem.

2 comentários:

  1. Bem haja o "bloguista" por nos manter "a par"!
    Sucesso para toda a equipa e bom tempo a fim de levarem a cabo a missão.

    ResponderEliminar
  2. Oi!!!
    Estamos acompanhando todas as suas descriçoes sobre o Teide, estivemos lá a 2 semanas porèm nao tivemos o privilègio de vê-lo nevado, mesmo assim ficamos encantados com tamanha beleza! continuaremos acompanhando seus relatòrios pela ùltima leitura que fizemos entendemos que provavelmente este fim de semana 07/03 o Teide estarà nevado certo? Esperamos que sim , pois caso esteja estaremos presente!
    Grande abraço!
    JC e Nanda

    ResponderEliminar