domingo, 22 de março de 2009

Epílogo I

Chamo-lhe Epílogo I. Outros certamente se seguirão. Este é meramente a minha visão da nossa missão, precisamente no dia em que termina a campanha WR140.



Pelo que fomos informados pelo Thomas Eversberg, o nosso P.I. a campanha foi um sucesso, tendo-se conseguido mais de 40 espectros da Wolf-Rayet 140 nos quatro meses do seguimento do periastro.
Foi há mais de um ano que aderimos à campanha. Fiz o primeiro espectro do sistema em Outubro de 2007. Daí para cá, uma miríade de mensagens correu o ciberespaço. Muito teve que ser ajustado, desde a escolha do equipamento até aos procedimentos.
Mesmo com toda esta antecedência na preparação da campanha, muita coisa correu mal. É o Murphy no seu melhor! A primeira equipa deparou-se logo com o facto de a câmara de ciência ter chegado avariada, pelo que só aí se perdeu uma preciosa semana de observação. O sistema de apontamento do telescópio também teve de ser melhorado. Infelizmente o IAC não permitia a inclusão de qualquer dispositivo no telescópio, pelo que não pudemos adaptar um buscador com câmara, que muito facilitaria a tarefa de apontar aos alvos.


Quando chegou a nossa vez, deparámo-nos com uma série de problemas técnicos, que afinal resolvemos com alguma facilidade. Reparámos o Néon, resolvemos definitivamente o mau contacto do transformador do Néon, com recurso a uma rolha de um excelente vinho do Porto, e resolvemos o problema da descarga dos CCDs, limpando os contactos das extensões USB.


Resolvemos também o problema das comunicações com os FTPs de Liège e de Montreal. Infelizmente, isto só veio beneficiar as 2 últimas equipas.
Sempre esperei que as condições meteorológicas fossem melhores em Izaña. Se a meteorologia tivesse ajudado, o trabalho teria sido mais produtivo.


A nossa equipa funcionou como uma verdadeira equipa, em que quatro pessoas eram uma só. Para mim foi uma experiência única, havia sempre um que espontaneamente fazia o que havia para fazer quer no trabalho, quer no lazer! Em consequência, passámos bons momentos juntos, que certamente recordaremos por muitos e bons anos.


JR

Sem comentários:

Enviar um comentário