terça-feira, 3 de março de 2009

Dia 8 - 02 de Março

Hoje fomos a La Laguna para tentar comprar alguns artigos alusivos ao IAC. Almoçámos no caminho, em La Esperanza.
Não conseguimos comprar os artigos pretendidos. Para isso teremos de ir antes das 15:00 horas.
O carro andava a fazer um ruído estranho quando se travava e, por isso, fomos ao aeroporto Los Rodeos – Tenerife Norte – trocar de viatura.
Quando descemos havia o já tradicional nevoeiro e chuva miúda, acompanhada de alguns flocos de neve.
Quando regressámos, pelas 18:00 horas, e iniciámos a subida, deparámo-nos, de repente, com a estrada completamente coberta de neve. No início da subida, a neve, misturada com água, tornava o piso escorregadio. Gradualmente, deu lugar a neve seca e conseguimos subir apesar de o carro não estar equipado com correntes.
Foi uma verdadeira aventura. Havia pedras caídas das arribas em vários pontos da estrada.


Subimos, sem nunca parar, e conseguimos chegar ao observatório e à Casa Solar.
Depois veio uma verdadeira tempestade de neve que, durante a noite, pintou de branco profundo toda a paisagem visível. O vídeo gravado com um telemóvel durante a subida dá uma ideia do estado da estrada e do tempo.




Não havendo condições para abrir a cúpula, pusemos remotamente o telescópio a fazer “bias” e “darks” e ficámo-nos pela casa solar.



À noite fomos informados que o observatório tinha entrado em situação de emergência, devido ao forte nevão e, de manhã, fomos transferidos para a Residência principal, porquanto a Casa Solar, com este tempo, deixaria de ter água quente e o aquecimento por água, embora também tenha algum aquecimento eléctrico.
O carro ficou lá, à porta, com uma forte camada de neve em cima.

Agora aguardamos a evolução do estado do tempo.
A astronomia parece estar comprometida, muito provavelmente para o resto da estadia, mas queremos, pelo menos, ir a La Laguna visitar o IAC e, num outro dia, à parte da ilha, a norte de Santa Cruz.
Entretanto, lá fora, está situação de temporal, com forte ventania e não sabemos quando irá terminar.

2 comentários:

  1. Ui que nevão. O vídeo está fixe, mas penso que deveriam ter ido mais devagar, apesar de irem a subir. Já conduzi com neve e gelo e não gostei da sensação pois é muito fácil um despiste já que o carro fica quase em roda livre...
    Espero que o tempo melhore ai e possam retomar a investigação celeste.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com o Ulysses! Eu gosto de escorregar no gelo em pé e já me chamaram doido por causa disso; mas assim de vista, e conhecendo essa estrada, também acho que foram depressa demais!.. Mas claro, eu não sou nenhum piloto :)

    ResponderEliminar